tag:blogger.com,1999:blog-32838240960336490612023-11-15T08:08:35.236-08:00Serviço Social cont. 2Serviço Socialhttp://www.blogger.com/profile/08433078657924626824noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-3283824096033649061.post-651489457275324792010-02-25T05:39:00.000-08:002010-02-25T05:46:17.351-08:00FUNDAMENTOS HISTÓRICOS CONJUNTURAISMaria Conceição Sarmento Padial Machado<br /><br />(Roteiro da apresentação produzido para apresentação no Curso de formação Continuada promovido pelo CRESS 19 Reg. Gestão 2008-2010 em parceria com UCG, UFG e IFG por Maria Conceição Sarmento Padial Machado – assistente social graduada pela PUC- GO, mestre e doutora em Educação pela UFG.Não pode ser divulgado sem identificar a fonte, conforme Lei 9.610/2008 e NBR 6023/2000).<br /><br /><br />A gênese e o desenvolvimento do Serviço Social como profissão esta circunscrita no movimento político, cultural, econômico e social pautado em uma histórica de um país que <br /><br />No Brasil<br /><br />- colonização extrativista, <br /> - séculos de imperialismo e escravagismo. <br />- curta história de pouco mais de um século de autonomia política-econômica e administrativa, república e de trabalho livre. <br /><br />Sem fazer essas considerações podemos incorrer em equívocos ideológicos e ideologizados de acreditar em utopismo. <br /><br />Inicialmente, a incorporação da profissão ocorre com a orientação religiosa onde as expressões das contadições capital trabalho eram traduzidas como problemas de cunho moral e religioso e a intervenção era junto à família e ao indivíduo para o atendimento das necessidades imediatas e individuais. <br /><br /><br />Quando falamos em hegemonia não estamos descartando o debate plural, sem o qual a ciência perderia esse caráter e poderia transforma-se em doutrina. A pluralidade, enquanto debate de diferentes correntes teórica sempre estiveram presentes em nossa profissão e isso contribui sobremaneira para o aprimoramento intelectual dos profissionais e para o amadurecimento e aperfeiçoamento das produções científicas. Testemunhei em outras áreas de ensino o conhecimento e o respeito por assistentes sociais como Netto, Iamamoto e Potyara. <br /><br />Devemos fazer a distinção entre pluralismo, ecletismo e sincretismo. <br /><br />Pluralismo é a multiplicidade de pensamento, cada qual coerente com certos princípios.<br /><br />Ecletismo é uma tentativa de agregar partes de diferentes correntes teorias, explorando o que cada uma tem a oferecer. <br /><br />O sincretismo tende a conciliar diferentes referenciais teóricos, obscurecendo as contradições que há entre eles. <br /><br />Para Netto, <br />“o sincretismo nos parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Expressa-se em todas as manifestações da prática profissional e revela-se em todas as intervenções do agente profissional como tal. O sincretismo foi um principio constitutivo do Serviço Social” (Netto, p. )<br /><br /><br />Para Netto o sincretismo “aparece como fio condutos” no processo de desenvolvimento do Serviço Social:<br /><br />ideológico - igreja Católica no Serviço social europeu. <br />A igreja manifesta seu pensamento por meio das cartas encíclicas e diante a conjuntura do capitalismo emergente, em 1891 foi elabora a carta “Das Coisas Novas” (em latim Rerum Novarum, Papa Leão XIII, 1891), onde são abordadas questões relativas aos operários, e com posições definidas de enfrentamento às idéias socialistas que emergiam na época.<br />Quatro décadas após a Rerum Novarum, no papado de Pio XI, em 1931, foi escrita a “Quadragésimo Anno” que “trata questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja” (Yasbek, 2010). <br /><br />sincretismo científico - estadounidense e Canadense ancorada nas Ciências Sociais (positivista) com resquícios da psicologia, psicanálise. <br /><br />O que significa essa concepção positivista?<br /><br />- características de neutralidade no estudo e intervenção profissional, dicotomia entre teoria e prática e entre sujeito e objeto.<br /><br /><br />Com a segunda Guerra Mundial e a emergência da influência estado unidense na América latina, também o Serviço Social Brasileiro passa a sofrer essa influência com referencial positivista.<br /><br />Movimento de Reconceituação:<br />- a vertente modernizadora (Netto:1994: 164 e ss) caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e mais tarde sistemicas (matriz positivista).<br />- a vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica que prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos).<br />- a vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx. <br /><br /> <br />1978 - Sumaré e Alto da Boa Vista <br />continuidade ao processo de teorização do Serviço Social.<br />____________________________________________<br />A conjuntura sul americana passa por uma sequência de regimes ditatoriais; Chile e Uruguai em 1973, Argentina em 1976, sem esquecermos da ditadura de Stroessner no Paraguai de 1954 a 1989. <br /><br />Diante tal situação e a falta de circulação de obras Marxista traduzidas para o português.<br /><br />Décadas 1980 e 1990 <br /><br />Constituição Federal de 1988 <br />Lei orgânica da Assistência em 1993 <br />Lei que regulamenta a profissão em1993<br />Código de ética em 1993<br /><br />Em contraposição à ditadura militar: <br /><br /> - eleição de parlamentares oposicionistas em 1974 e 1978 <br />- movimento da anistia política. <br />- partir da segunda metade da década de 1970, configura-se o processo de abertura política “distensão lenta, gradual e segura”<br />- Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional em 1979 <br />- Anos 1980 foi reimplementado o multipartidarismo, <br />- Em 1982, foram realizadas eleições diretas para governadores<br /> - Constituição de 1988 <br />- Eleição direta para Presidente da República em 1989.<br /><br /><br />As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas pelo aumento da crise econômica, pelo crescimento vertiginoso da inflação, pela queda no crescimento econômico e pelo aumento do desemprego. <br /><br />Nesse momento ocorre uma aproximação efetiva do Serviço Social com a teoria social por meio das obras de Marx e marxistas como Gramsci, Heller, Lukács, Thompson Hobsbawm e entre nós, merece destaque intelectuais como Iamamoto, Netto, Yasbek, Potiara, Faleiros, dentre outros.<br /><br />Nas décadas seguintes, a de1980 e1990, esse referencial aparece com a maior freqüência nas produções teóricas, congressos, encontros e seminários do Serviço social, conquistando sua hegemonia nas diretrizes curriculares e sua presença na lei que regulamenta a profissão e no código de ética. <br /><br />A década de 1990 ficou marcada como o fortalecimento do neoliberalismo, privatizações, precarização do trabalho e apelo à sociedade civil para que esta assumisse trabalhos voluntários (lei do voluntariado, 1998) em substituição dos profissionais qualificados nas escolas e programas sociais, terceirização, aumento do número de ONGs etc. <br /><br />Lembramos também, que as últimas décadas, sobretudo no início do século XX, possibilitaram a emersão de algumas questões que eram naturalizadas e pouco discutidas, como a violência doméstica contra mulher, criança e idoso; o mau uso do recurso público, a corrupção etc. <br /><br />O desvelamento e discussão dessas questões é algo recente e segundo o senso comum, isto esta aumentando ou surgindo nesse momento. <br /><br />O fortalecimento da nossa profissão e a nossa formação e qualificação profissional passa pela participação em espaços democráticos de avaliação, discussão e deliberação legítimos e legais desde a Constituição Federal de 1988. A superação reducionismo da atuação profissional consiste em ir além das possibilidades, pois estas estão sempre aquém das demandas. <br /><br />REFERÊNCIAS<br />COUTINHO, Carlos Nelson. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. In CADERNOS ABESS nº 4. Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional.São Paulo, Cortez, maio 1991.<br />ENGELS, Friedrich e Marx, Karl. A ideologia Alemã. Teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984. <br />ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 1977. <br />ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do homem macaco. In MARX, Karl e Engels, Friedrich. Textos I. São Paulo: Omega, 1977, p. 61 – 74. <br />HARVEY, David Condição Pós moderna São Paulo, Loyola,1992<br />IAMAMOTO, Marilda Vilela. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 1982.<br />MARX, Karl e ENGELS, Friedich. Ideologia alemã. São Paulo: Editora Moraes, 1984.<br />MARX, Karl e ENGELS, Friedich. Manifesto Comunista. In MARX, Karl e ENGELS, Friedich. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1978a, p. 13-47.<br />MARX, Karl. Do posfácio à segunda edição alemã do primeiro tomo de O Capital. In MARX, Karl e ENGELS, Friedich. Textos 2. São Paulo: Edições Sociais, 1976, p. 9-16.<br />MARX, Karl. O Capital Tomo I, vol. 1 e 2. São Paulo: Difel, 1982.<br />MARX, Karl. O capital. Livro 1, vol. 1 e vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982a.<br />MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Luis Bonaparte. In MARX, Karl e ENGELS, Friedich. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1978b, p. 199-285.<br />MARX, Karl. Trabalho Assalariado e capital. In MARX, Karl e ENGELS, Friedich. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1978c, p. 52-92.<br />NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1992.<br />TOMPSON, Edward P. A formação da classe operária. Trad. Denise Bottmann. V. 3. Rio de Janeiro, SP: Paz e Terra, 1989. <br />VARGA, E. O capitalismo do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.<br />WEBER, Max. Economia e sociedade, v. II. Brasília: Editora da UnB. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.Serviço Socialhttp://www.blogger.com/profile/08433078657924626824noreply@blogger.com0